segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Coletores de admissão

Quando comprei minha primeira Weber não consegui encontrar coletor de admissão para ela. O que veio junto de brinde era uma flange de ferro parafusada em cima do coletor original. Comprei uma placa de alumínio e fiz a flange para soldar. E aproveitei e fiz o aquecimento por baixo do coletor imitando o do 3-E. O aquecimento é muito maior, depois que o carro esquenta um pouco o funcionamento fica liso, proporcionando mais economia também. 

Tem uma polêmica sobre o tipo de coletor. O orignal é um pouco estreito, dizem que restringe o fluxo. Eu concordo em parte. Esta pouca área de passagem proporciona uma ótima velocidade e constância no fluxo. E ainda mais, tem dois tipos de coletores para o seis cilindros, o mais antigo todo aberto e o moderno com divisão entre os cilindros 1-2 e 5-6. Eu prefiro estes, apesar da área menor ainda. Eu penso que pela velocidade de passagem da mistura ar-combustível na curva o ar separa do combustível, ficando os cilindros 1 e 6 com mistura rica e o 2 e 5 com mistura pobre. No coletor com divisão eu acredito que este problema é menor. Os coletores feitos com grande área podem ter uma boa atuação em altas rpm's em motores 4.400cc ou maiores, mas em baixas rpm's demoram um pouco a acordar. Então se o uso do carro é urbano, maior parte do tempo em baixa rotação não será uma boa ter um coletor deste.

Para fazer a admissão em cima do coletor original:

Gabarito para cortar e furar a placa de alumínio:


 Flange cortada e quase pronta:


Cortando a parte de baixo para fazer o aquecimento:


Coletor preparado para a flange:
 


Parte de baixo:
 




 Flange soldada e o aquecimento, no coletor do quatro cilindros: 





 Coletor jateado:


Coletor polido:


 Aquecimento para DFV, mantendo as entradas de água originais:


 Coletor para dupla DFV. Eu fiz e nunca ví funcionar.

2 comentários:

  1. Boa tarde amigo..vc ainda faz esse tipo de serviço? Gostaria de fazer no meu coletor..mas sou de São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Para o opala a gasolina é necessário o aquecimento? favor responder para raguiar1974@gmail.com

    ResponderExcluir